quarta-feira, 24 de junho de 2009

"Arrastapé dos Modernos"


Fogos, fogueiras, balões, brincadeiras... Mas uma tristeza que sempre estava lá, e eu sabia que seria assim, não chegava a me incomodar. Tristeza pelo time desfalcado, corpo e coração exaustos.
Bom, resolvi viajar no São João com alguns amigos. 250km! 250km! Para um pouquinho! BEBE um "pouquinho"! 280km! Na viagem de ida... Algumas cervejas e toda uma expectativa - esperança fundada em supostos direitos, probabilidades ou promessas. Direito à felicidade, probabilidade de morrer duma cachaça, promessa de não virar sócia da Oi depois do primeiro litro de "cana" derrubado, de não virar filósofa de mesa de bar, romântica da balada ou descer do meu salto arezzo vermelho. Mas... Voltando ao assunto... Fomos a Arcoverde, terra do "São João dos Modernos" (tudo por causa do Cordel do Fogo Encantado), e logo na chegada fomos direto ao Alto do Cruzeiro, um point dos descolados que adoram cultura regional, e demos continuidade aos trabalhos. Pitu, Nova Schin e torradas Bauduco com patê de atum Coqueiro. Ah! Preciso registrar meu protesto. Quem inventou esse negócio de patrocínio, hein? Poxa, eu pensava que tinha o direito de escolher a marca da minha bebida. Fomos obrigados a beber Nova Schin todas as noites. Penso que antes de escolher o destino da minha próxima viagem festiva vou me informar a respeito dos patrocinadores!!! Voltando mais uma vez... Depois do alto do Cruzeiro fomos pra casa tomar banho - ao menos alguns de nós tomou, comer e seguir para o foco da festa, a praça central. Pra falar a verdade eu nem lembro a atração do primeiro dia, eu só lembro que brincamos na barraquinha de tiro ao alvo e bebemos 51 nos chapéus. Também lembro de uma espuminha boiando na cachaça, assim como de um pó de tonalidade marrom. No dia seguinte fomos a um sítio bem legal e à noite... show do Cordel. MARAVILHOSO!!! Não posso deixar de lembrar das fogueiras, crianças vestidas de matutinhas, da hospitalidade de meu irmão (mais velho) e minha cunhada, das boas risadas!!!
A atmosfera do São João é muito boa e tem um significado especial para mim. Recordo com muito carinho da minha infância, das minhas raízes, dos meus avós, de quando eu brincava em volta da fogueira na roça de Tio Neto ou das festas nas barraquinhas do IV, lembro de painho comprando chuvinha para mim e meus irmãos, das pamonhas de Vovó Teresinha, das danças de Vovô Vavá, de minha mãe pintando bigodes nos meus irmãos e sinais (mais) no meu rosto... Que minha infância passou... Vovô Vavá, Antônio e Vovó Dalva não estão mais aqui... Lembrei dos primos e amigos que o tempo e a vida afastam do nosso convívio, das amigas que casaram e mudaram de cidade, lembrei de Amanda, de Henrique, de Renata, de Roberta, de Bella, de Jacque... Foi por vocês que me diverti, mas foi por causa de vocês, ou melhor, pela ausência de vocês, que a festa não foi melhor. Mas... eu já entendo que é assim que a vida funciona e o meu São João foi muito bom, apesar dos pesares!!! Que no próximo ano estejamos todos com as perninhas saudáveis, afinal de contas o "arrasta pé" não pode parar!!!

3 comentários:

  1. Que lindo, Juba! Obrigada por lembrar de mim mesmo diante de tantos atrativos. Vai ver q, na mesma hora, eu tava lembrando de tu (mesmo com tantos atratativ...ops, "atraídos" aqui. kkkk)! Quero muito curtir contigo uma cachaça assim sem hora, local e razão, viu? Quanto ao forró, só dancei uma música, mas valeu pelos outros tipos de dança q ensaiei. Uhu! Saudade...e saudade, por tabela, de Karl, Sérgio e Laise! =***

    ResponderExcluir
  2. Juliana, teus posts estão cada vez melhores e mais bem escritos. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. E, por aqui, o são joão não teve alegria e balão.

    Mas outros hão por vir... (regados a pitu com pó marrom e Nova Schin mesmo :D)

    ResponderExcluir

Arquivo do blog